Fonte: OpenWeather

    Comportamento


    Planejamento e reinvenção são essenciais para driblar desemprego

    Momento é de reinvenção como profissional, para se manter no mercado ou para focar em novos desafios, aponta especialista

     

    As empresas foram surpreendidas com a pandemia e cada uma se encontrava de uma maneira diferente em seus negócios
    As empresas foram surpreendidas com a pandemia e cada uma se encontrava de uma maneira diferente em seus negócios | Foto: Divulgação

    O Brasil bateu recorde de desemprego no início deste ano, de acordo com dados registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma taxa de 14,2% e cerca de 14 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho. Este é o maior número já registrado pelo órgão desde 2012, o que preocupa especialistas e pessoas do mundo inteiro. 

    Para a master coach em liderança, psicóloga Cintia Lima, que atua no mercado manauara dando palestras, cursos e treinamentos para empresas do Polo Industrial de Manaus, o momento é de reinvenção como profissional, para se manter no mercado ou para focar em novos desafios. 

    Ela explica que com a chegada do Covid-19 em 2020, o mercado de trabalho foi obrigado a se reinventar e que, quem não conseguiu, infelizmente fechou as portas. “Dois pontos importantes precisam ser observados. As empresas foram surpreendidas com a pandemia e cada uma se encontrava de uma maneira diferente em seus negócios, então os impactos foram diferentes, independente dos seus líderes”, relata.

    O outro ponto é quanto ao comportamento desses líderes em relação às mudanças. Isso fez, e faz, muita diferença, segundo a Coach.

    Entre os fatores determinantes durante o processo de mudança segundo Cintia estão o planejamento, organização e processos bem definidos. Entre os líderes ficou mais evidente a importância das competências como a criatividade, a capacidade de resolver problemas, adaptabilidade e a inteligência emocional. 

    Já para os colaboradores de uma empresa, a coach explica que eles precisam entender o seu lugar na organização. “O que ele faz na empresa? Quais os comportamentos diários? Qual resultado entregue no final do mês? Como é o relacionamento com equipe, chefe e clientes? Ou seja, conhecer e demonstrar os pontos fortes, melhorar nos pontos fracos,  para eliminar ou reduzir o risco de ser demitido”, ressalta. 

    Como psicóloga por formação, a especialista destaca que problemas de cunho pessoal, que tenham acontecido devido a pandemia não devem atrapalhar o desenvolvimento profissional e a vontade de crescer. O primeiro passo é entender que tem um problema, e, a partir disso buscar soluções. A responsabilidade é de cada um, e é preciso assumi-la para resolver o problema.

    Plano de voo

    Pensando em proporcionar um treinamento de imersão, a master coach Cintia Lima, realiza no auditório do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no próximo dia 31 de julho, das 8:00 às 18:00 h, o curso Plano de Voo. 

    Com foco em construir um plano de carreira personalizado, o treinamento já formou mais de 500 profissionais nas últimas edições em Manaus e São Paulo, e foca na metodologia prática, vivencial e de alto impacto para a alavancagem de carreira, onde são trabalhados pilares da Psicologia, Coaching, PNL, Mentoring, Inteligência Financeira, Marketing e Gestão.

    O participante irá identificar o estágio na carreira profissional e o perfil profissional, estabelecer sonho, objetivo e meta, entender crenças com enfoque pessoal, vendas, marketing e financeiro, se identificar como um negócio e romper barreiras que impedem o sucesso.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais 

    Mulheres recebem certificados de cursos em Manaus

    Em Manaus, empreendedoras recorrem às redes sociais para vender

    Empreendedora conta como o chocolate mudou sua vida